Superintendente da Senarc, Delegado Carlos Alessandro
A Polícia Civil apreendeu 130 quilos de drogas em janeiro deste ano. O montante, avaliado em R$ 300 mil, é resultado de apreensões da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) em diversos bairros de São Luís.

Do total de drogas apreendias, cerca de 110 quilos são maconha, que permanece no topo das drogas mais traficadas. No período foram presos 15 suspeitos, apreendidas quatro armas de fogo e dinheiro em espécie.

Dando prosseguimento às ações preventivas e de combate, a Senarc elabora planejamento de contenção deste crime para o período oficial de carnaval. Agentes vão se concentrar em pontos estratégicos do circuito na Região Metropolitana de São Luís realizando abordagens a suspeitos, barreiras policiais e monitoramento da venda de entorpecentes.

Neste pré-carnaval, a polícia cobre os bairros onde há festejos e áreas com histórico deste crime.

Esse comércio tende a crescer nas festas carnavalescas e vamos prosseguir com essa organização focando as operações na capital e cidades mapeadas nos interiores para prevenir a incidência deste crime”, reforçou o superintendente da Senarc, delegado Carlos Alessandro Rodrigues. A operação também ocorre nas regionais da Senarc em Timon e Imperatriz e em municípios estratégicos considerados rota do tráfico de drogas. A operação prossegue até dia 14, na Quarta-Feira de Cinzas.

O Governo do Estado vem investindo fortemente na Segurança Pública, equipando, treinando e valorizando as polícias, contribuindo decisivamente para o êxito das operações”, reforça o delegado Carlos Alessandro.

Para colaborar com a polícia no combate ao tráfico de drogas estão disponíveis o Whatsapp (98) 99163.4899; o Disque-Denúncia (98) 3223-5800; o CIOPS, pelo telefone 190; e o aplicativo ByZu 2.0, que aceita texto, fotos e vídeos.

Ação permanente

Vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), a Senarc tem como foco o combate aos crimes ligados ao tráfico de drogas. O trabalho especializado colocou o Maranhão em primeiro do Nordeste no volume de apreensões, ano passado.

A Senarc conta com departamentos especializados, setor de cinofilia com dois cães farejadores e canais direto com a população para denúncias. O órgão desenvolve ainda projetos educativos na rede pública de ensino para informar e conscientizar crianças e jovens sobre o perigo das drogas.

Fonte: Secap
Texto: Sandra Viana
Foto: Geraldo Furtado