A Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a I Conferência Municipal de Educação. O evento aconteceu na Unidade Integrada Roversan de Moras Neto, na última terça-feira (30/01/2018), com o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.   

Contou com a participação do Prefeito Municipal, Vice-Prefeito, Vereadores que compõem a base do governo. Também estiveram presentes, Secretários, Secretários Adjuntos, Presidente do Bonjeprev, SAAE, Pastores, pais, alunos, professores, (do campo e sede), representantes da Sociedade Civil e de Sindicatos. A Palestra Magna ficou a cargo da Conferencista Solange Tavares. 

Em seu pronunciamento, a Secretária de Educação, destacou que a participação de cada cidadão é de fundamental importância neste processo de discussão de metas para as alterações no Plano Municipal de Educação: “Hoje estamos realizando nossa I Conferência Municipal de Educação, esse momento é importantíssimo pois discutiremos as diretrizes para o sistema educacional do nosso município  Todos os segmentos da nossa sociedade foram convidados a estar aqui durante todo o dia, para juntos discutirmos e aprofundarmos mais nosso conhecimento sobre o tema a ser debatido, de forma que possamos oferecer uma educação melhor aos nossos alunos".

Em seguida, o Prefeito, deu as boas-vindas e teceu comentários acerca dos índices educacionais do município, e de como se planejar para chegar a uma educação de qualidade. Em seu comentário, o chefe do executivo municipal ressaltou sobre a importância de unir forças, no intuito de analisar e decidir novos rumos para a melhoria e qualidade da educação. Agradeceu a presença de todos os servidores, sociedade civil e as entidades representadas. Disse ele: “Quão prazeroso seria se sonhássemos juntos, sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade, é preciso que estejamos imbuídos de um objetivo coletivo. Por isso, temos que ter união para que, de fato, possamos melhorar os índices educacionais em nosso município. Precisamos de paz, de unidade, precisamos defender a Educação, precisamos oferecer o que tem de melhor para nossa cidade. Temos convicção de que estamos fazendo nossa parte, mas só vamos melhorar quando estivermos todos unidos pelo mesmo”. E encerrou sua fala desejando uma ótima Conferência a todos.

A Conferência Municipal de Educação é um evento que têm por objetivo significativo assegurar um espaço de escuta e debate igualitário, de discussão, proposição, acompanhamento e avaliação de Metas Educacionais, com impacto Nacional, Estadual, e Municipal. Levando em consideração as necessidades e anseios da comunidade em geral, podendo assim contribuir com as ações da gestão na formação cidadã de todos os que são atendidos pela Educação. 
Prefeitura de Bom Jesus das Selvas, Trabalho e Respeito.






Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus das Selvas- MA.