Dr. Raphael  e Dr. Duarte 
Com média de mais de 80% de acordos firmados, a edição 2017 da Semana Nacional da Conciliação, terminou com um verdadeiro sucesso na Comarca de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas na região Oeste do Maranhão. 

Recém-empossado como Juiz titular da 1º Vara da Comarca, Dr. Raphael Leite Guedes, avaliou positivamente os trabalhos da semana de conciliação. “Mesmo com a Vara em correição, foi possível a realização de um bom numero de acordos”, disse o magistrado.

Os trabalhos realizados simultaneamente envolveu toda equipe das duas Varas da Comarca. Para Dr. Duarte titular da 2ª Vara, a semana de conciliação é uma excelente oportunidade que o cidadão tem de pôr fim a conflitos, ainda na avaliação do magistrado, com um bom acordo todos saem ganhando, o cidadão que tem seu problema resolvido e a justiça que fica um pouco mais desafogada.

Entre os dias 27/11 a 01/12 período da Semana da Conciliação, foram realizadas 285 audiências que contou com a participação do Defensor público Dr. João Fortes do Núcleo Regional de Buriticupu e do representante do Ministério Público do Maranhão Dr. José Orlando, promotor auxiliar da promotoria de Buriticupu, além de advogados e serventuários da justiça.

Dr. Teīde
O instituto da conciliação diminui o acúmulo de processos no poder judiciário e põe fim aos conflitos, dispensando para tanto, a morosidade judicial. A conciliação além de garantir êxito na solução dos litígios, torna os processos céleres e mais econômicos para o poder judiciário, e no final todos saem vencedores. Esse importante instituto aplicado pelo poder judiciário, além de diminuir o número de processos existentes na comarca de Buriticupu, trará pacificação social. A própria Constituição Federal de 1988, em seu preâmbulo, expressa a sua fundamentação na harmonia social e comprometimento com a solução pacífica das controvérsias. Portanto, parabenizo o Poder Judiciário em nome dos magistrados Dr. Raphael e Dr. Duarte, por realizar esse mecanismo auto compositivo de solução de conflitos”. Pontuou Dr. Teīde Bonfim. Advogado Especialista em direito penal e processo penal.