Segundo o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, a justiça determinou a prisão temporária do filho do ex-prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, conhecido como “Nenzim”. De acordo com o secretário, Mariano Júnior é o principal suspeito da morte do pai.

De acordo com as investigações, no dia do crime o filho estava junto ao pai e não havia mais ninguém no local. Portanto, as informações iniciais que indicavam a presença de dois homens em uma moto no assassinato do ex-prefeito é falsa.

"Não houve confirmação de nada disso. O pai saiu com o filho em um carro. A parada para necessidade fisiológica não se confirma. Ele não desceu do veículo e recebeu o disparo dentro do veículo e veio a óbito", declarou.

Além disso, após a morte de Mariano de Sousa o veículo em que os dois estavam não seguiu direto para o hospital, o que torna o filho dele ainda mais suspeito.

"Um momento um pouco depois da saída da casa, algo estranho é que o veículo com os dois não segue direto para o hospital. O veículo volta, segue pelo condomínio , depois vai até a casa de uma terceira pessoa e só aí chega ao hopital 38 minutos depois do evento . Uma pessoa baleada necessita de um socorro imediato, e esse tempo - que seria de 5 minutos do local do crime até o hospital -, não aconteceu. Após o crime o carro ainda circulou pelo condomínio com a vítima no banco do carro, quando o natural seria seguir imediatamente para o hospital", afirmou.

Ainda segundo o Secretário, logo após uma missa no velório do ex-prefeito, Mariano Júnior saiu e não foi para o cemitério acompanhar o enterro do pai. Por conta dessas informações, Mariano Júnior é considerado o principal suspeito do crime. Neste momento a cidade está cercada e o filho do ex-prefeito é considerado foragido.

Prisões

Jefferson Portela também confirmou que houveram duas prisões envolvendo o assassinato do ex-prefeito “Nenzim” na tarde desta quinta-feira (7).

"Os mandados foram cumpridos esta noite em relação a duas pessoas. Uma é um vaqueiro, Luzivan, que tomava conta do gado junto com ele; e o outro é o David, que foi a pessoa que levou o carro para que fosse lavado e retirado o sangue dos bancos. Os bancos foram retirados, colocados fora e lavados porque havia uma quantidade de sangue. Isso antes da perícia. Portanto ele (David) que conduziu o carro também foi preso porque isso é uma obstrução da investigação criminal. O terceiro amndado é do próprio Mariano Júnior", declarou o secretário.

As prisões decorreram das investigações da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoa (SHPP) com a delegacia regional de Barra de Corda, mas os dois ainda não foram ouvidos.

Entenda o caso

Manoel Mariano de Sousa, conhecido como Nenzim, foi assassinado com um tiro no pescoço, na manhã dessa quarta-feira (6), na zona rural de Barra do Corda, a 341 km de São Luís. Ele foi encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Corda e em seguida, transferido para um hospital no município de Presidente Dutra, mas acabou falecendo.

Segundo uma das filhas do ex-prefeito, Sandra Helena, a família estava desesperada por respostas. Após a morte do ex-prefeito e antes do velório do corpo, familiares procuravam entender o que teria motivado o assassinato. Dias após a morte de Mariano de Sousa, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informou que, diante das investigações, pediu à justiça pelo mandado de prisão do assassino do ex-prefeito de Barra do Corda.

Do g1, Por Rafael Cardoso, São Luís