Buriticupu Representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário também participaram do evento
DRA SANDRA EM ITINGA 2
Promotora de justiça Sandra Fagundes coordenou a ação
BURITICUPU CAMPANHA DROGAS 1
Peterson Abreu, promotor de justiça de Buriticupu, destacou compromisso do MPMA no combate às drogas
Campanha Maranhão contra as Drogas foi lançada em Itinga
BURITICUPU CAMPANHA DROGAS 4
Comunidade e estudantes lotaram local do evento
 O Ministério Público do Maranhão lançou, nesta semana, a Campanha Maranhão contra as Drogas nos municípios de Itinga, Buriticupu e Bom Jesus das Selvas. A ação, coordenada pela titular da 6ª Promotoria de Justiça de Açailândia, Sandra Fagundes Garcia, teve a presença de autoridades do Judiciário, Legislativo, Executivo, Polícia Militar, Defensoria Pública e com ampla participação da comunidade.
Em Itinga, o lançamento ocorreu no dia 31 de maio, no Centro de Ensino Médio José Neves de Oliveira. Participaram da solenidade representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário locais.

A titular da Promotoria de Justiça de Itinga, Nara Thamyres Brito Guimarães, relata que frequentemente recebe pais e familiares de usuários de drogas que pedem ajuda para resolver o problema. A promotora diz que o MPMA está buscando ampliar o seu papel no combate às drogas, investindo na prevenção. “O Ministério Público estará sempre de portas abertas para receber as pessoas que precisam de ajuda. Por isso estamos aqui hoje: para trabalhar com a educação, para falar sobre a importância da prevenção, evitando que muitos jovens comecem o ciclo da droga.”

BURITICUPU E BOM JESUS DAS SELVAS

Em Buriticupu, o lançamento ocorreu no dia 29 de maio, pela manhã, na Câmara de Vereadores. Em Bom Jesus das Selvas, o evento foi realizado à tarde, no Ginásio Poliesportivo Manoel dos Santos Gonçalves. Com a inclusão das duas cidades, já são 26 municípios do Maranhão que aderiram à campanha. A meta é que, em um ano, 100 municípios estejam envolvidos no projeto.

Durante a solenidade, a promotora de justiça Sandra Fagundes esclareceu que os objetivos da iniciativa incluem a criação e aprovação de leis que criem fundos e conselhos municipais para discutir e fomentar a prevenção às drogas nos municípios.

“Na maioria dos júris que fazemos, os réus estão ali porque se envolveram de alguma forma com drogas. Por isso, é preciso captar recursos e mobilizar ações junto com a sociedade para reverter este quadro”, enfatizou a promotora.

Desde o ano passado, a representante do MPMA desenvolve um projeto chamado “Quem escolhe seu caminho: você ou as drogas?”, concebido pela titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena da Capital, Cristiane Lago.

O projeto consiste em ministrar palestras a alunos da rede pública de ensino sobre os efeitos causados pelas drogas. Após as palestras, os alunos produzem redações sobre a temática e participam de um concurso que distribui diversos prêmios.

PREVENÇÃO

Na ocasião, a coordenadora da Comissão Externa sobre o Consumo de Drogas entre Jovens no Brasil, deputada federal Eliziane Gama, chamou a atenção dos jovens e crianças para os efeitos da droga. Segundo ela, mais da metade de prisioneiros de Pedrinhas têm envolvimento com drogas.

Ainda de acordo com ela, o objetivo da campanha é mostrar os males que a droga traz e evitar que mais jovens entrem neste caminho. “A droga mata pelo consumo ou pelo envolvimento no mundo do crime. Temos que acabar com esse ciclo e, por isso, devemos trabalhar com educação preventiva”, ressaltou a deputada.

O promotor de justiça de Buriticupu, Peterson Armando Azevedo, lamentou que a cidade de Buriticupu não esteja fora da realidade do consumo de drogas e que já há uma ‘cracolândia’ no município. Ele ressaltou que as drogas não causam mal só aos usuários, mas atingem também familiares e amigos.

“Nós vamos reforçar o compromisso do Ministério Público no combate ao tráfico e na prevenção ao consumo de drogas e envolver todas as esferas possíveis neste trabalho”, concluiu.

De acordo com a intérprete de Libras, Adriane Elói, o consumo de drogas está começando em Bom Jesus das Selvas e o projeto é uma grande oportunidade para o município. “É importante esse trabalho de prevenção, fazendo com que os jovens conheçam os efeitos das drogas. Isso ajuda também os pais, que, muitas vezes, não conseguem lidar com isso sozinhos”, considera.

CAMPANHA

A campanha Maranhão contra as Drogas é promovida pelo Comitê Estadual de Prevenção às Drogas, formado pelo Ministério Público do Maranhão, Tribunal de Justiça do Maranhão, Câmara dos Deputados e Polícia Rodoviária Federal, com apoio do Governo do Maranhão, Federação dos Municípios do Maranhão e Polícia Federal.

Por meio da ação coordenada entre as instituições, o grupo objetiva desenvolver políticas públicas sobre combate e prevenção às drogas no Maranhão, incentivando a criação de fóruns, conselhos, serviços de prevenção, tratamento e acolhimento dos usuários. O público-alvo da campanha é de adolescentes e jovens de 12 a 29 anos.

NÚMEROS

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com estudantes concludentes do 9° ano em escolas públicas e privadas de todo o país, o percentual de jovens que usaram drogas ilícitas subiu de 7,3% para 9% entre 2012 e 2015. Já a taxa de adolescentes que já consumiram álcool subiu de 50,3% para 55,5% no mesmo período.

Redação e fotos: Iane Carolina (CCOM MPMA)