Brasília, DF… [ASN] O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a Consulta Pública que propõe mudanças no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (10), foi ampliado até o dia 17 de fevereiro.

Segundo a assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o objetivo da prorrogação é possibilitar a participação de um maior número de pessoas na pesquisa.

O questionário foi formulado a partir da plataforma Google Docs. Para acessá-lo, o internauta precisa fornecer seu nome, e-mail e CPF. A coleta dos dados tem a finalidade única de controle, já que é permitido apenas um formulário por pessoa.

Dentre as questões levantadas na pesquisa está a manutenção do formato atual do Enem, sendo realizado em dois dias seguidos (um sábado e um domingo), ou a sua mudança. Neste último caso, são oferecidas as opções de realização das provas em um domingo e uma segunda-feira (que seria decretada como feriado escolar), em dois domingos seguidos ou em apenas um domingo.
Caso a consulta resulte em alguma mudança, esta tem a aplicação prevista para a próxima edição do exame, no segundo semestre de 2017.

O Enem e os sabatistas.

O atual formato do Enem implica num regime especial para os candidatos sabatistas (pessoas que, por convicção religiosa, têm o sábado como dia sagrado). Ao invés de fazer a prova durante a tarde, como os demais candidatos, eles passam este período confinados em salas de aula designadas pela organização do Enem, aguardando o pôr do sol para, só então, começarem as provas. O assunto tem sido tratado em diálogos sobre o princípio de liberdade religiosa, previsto na Constituição Federal.


Para acessar a Consulta, clique aqui. [Equipe ASN, da redação]