O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) informa que os Campus Alcântara, Pinheiro, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã e São Luís – Monte Castelo estão ocupados por estudantes em protesto contra a PEC 55 (nova numeração recebida pela PEC 241 no Senado), a reforma do Ensino Médio e o projeto “Escola sem Partido”.

Quatro dos campi ocupados são locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro. A aplicação do exame será cancelada apenas nos campi Pinheiro e São Luís – Maracanã. Em Alcântara e São Luís – Monte Castelo, as ocupações não vão acarretar prejuízo para a aplicação do exame, de acordo as lideranças estudantis e os diretores dos Campus.

Veja, abaixo, a situação de cada campus:

Campus Alcântara
Os alunos decidiram por uma mobilização sem paralisação das aulas. No espaço, estão sendo discutidos os temas que motivaram as ocupações das escolas e institutos no país, além da realização de atividades culturais.

Campus Pinheiro
A ocupação teve início no dia 26 de outubro. A atividades administrativas estão funcionando, a fim de manter o mínimo de atividades no campus. Já as aulas foram oficialmente paralisadas na última segunda-feira (31). No fim da tarde desta terça-feira (1º), os estudantes decidiram em assembleia não permitir o acesso ao campus para a realização das provas do Enem nos dias 5 e 6 de novembro.

 Cerca de 350 candidatos fariam a prova em 10 salas reservadas para a aplicação do exame. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os candidatos que fariam o Enem nos locais de prova cancelados devido às ocupações deverão prestar o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.

Campus São Luís – Centro Histórico
A sede do Campus continua ocupada pelos estudantes, sem previsão de quando vão encerrar o movimento. Por essa razão, as aulas dos cursos técnicos e superiores estão suspensas. Algumas atividades, como protocolo e coordenações de cursos, permanecem sendo desenvolvidas na unidade.

Além da sede, o Campus possui dois núcleos: o Núcleo Itaqui-Bacanga e a Unidade Remota São José Operário (CESJO), nos quais as atividades administrativas e docentes ocorrem normalmente.

Campus São Luís – Maracanã
Os estudantes iniciaram a ocupação do campus nesta terça-feira (1º). A direção-geral informou que as atividades pedagógicas e o semestre letivo estarão suspensos a partir da quinta-feira (3), e enquanto durar o movimento. As atividades administrativas continuarão a funcionar normalmente. Os pais e responsáveis dos alunos foram convocados para uma reunião geral nesta sexta-feira (4), às 9h, no Espaço Cultural, para esclarecimentos e informes sobre a decisão.

Não houve acordo com os estudantes para viabilizar a aplicação do Enem 2016 nos dias 5 e 6 de novembro. A coordenação estadual do exame já foi informada sobre a situação e deverá cancelar a realização da prova no campus. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os candidatos que fariam o Enem nos locais de prova cancelados devido às ocupações deverão prestar o exame nos próximos dias 3 e 4 de dezembro.

Campus São Luís – Monte Castelo

No Monte Castelo, as aulas foram paralisadas em todos os cursos técnicos de nível médio. Dos cursos superiores, as quatro Licenciaturas (Biologia, Física, Matemática e Química) e o curso de Sistemas de Informação estão com as atividades pedagógicas paralisadas. As três Engenharias (Civil, Elétrica Industrial e Mecânica Industrial) ainda vão decidir se aderem à paralisação. Já as atividades administrativas ocorrem normalmente.
  • por Assessoria de Comunicação