Em pronunciamento feito na sessão desta segunda-feira (17), a deputada Francisca Primo (PCdoB) destacou as atividades que estão acontecendo em vários municípios maranhenses com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável na mesa do cidadão.

As palestras – que começaram no último dia 13 e se encerraram hoje, dia 17 - fazem parte do cronograma desenvolvido pela Semana Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), instituída através da Lei 9.737/2012. Ontem (16) foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação, instituído pela Organização das Nações Unidas para a agricultura familiar. Este ano o tema escolhido foi sobre o clima.

Para Francisca Primo este tema é de fundamental importância, pois os desastres naturais, o aquecimento global e a escassez de água são algumas das questões preocupantes quando se fala em mudança climática. “Essas mudanças têm influenciado muito a alimentação da nossa população. Os pequenos agricultores do Maranhão, por exemplo, que produzem a maior parte dos alimentos consumidos, estão entre os mais afetados”, afirmou ela.

Mudanças de hábitos

Em nível mundial, acentuou a deputada, estima-se que o número de habitantes no planeta chegará a 9,6 bilhões de pessoas, em 2050 e, para suprir as necessidades da população, a agricultura e os sistemas alimentares precisam se adaptar aos efeitos adversos do clima, tornando-se mais resistentes, produtivos e sustentáveis.

Isso significa adotar práticas que produzem com menos e usar os recursos naturais racionalmente. Também quer dizer reduzir as perdas de alimento, por melhorias na colheita, armazenamento, embalagem, transporte, infraestrutura, venda, além de implantar medidas institucionais legais”.

Ao final, a deputada fez um apelo aos novos prefeitos eleitos e ao governador Flávio Dino para que adotem medidas visando diminuir os efeitos da mudança climática.

O governo estadual precisa investir nos pequenos agricultores e no desenvolvimento sustentável, em especial, na produção de alimentos. Quanto à sociedade em geral, nós conclamamos a fazer a diferença, sendo consumidores conscientes e éticos, mudando algumas atitudes simples do dia a dia, não desperdiçando alimentos, diminuindo o consumo de carne e aumentando o consumo de leguminosas”, disse Francisca Primo.