terça-feira, 30 de junho de 2015

GPI divulga relatório de atuação em Buriticupu

O Grupo de Promotores Itinerantes (GPI) divulgou o relatório de sua atuação na Comarca de Buriticupu no período de 15 a 19 de junho.
 O grupo foi designado pela procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, e pelo corregedor-geral do MP-MA, Suvamy Vivekananda Meireles para atuar em um mutirão de análise de processos na comarca.
 A solicitação foi feita pela Dra. Glauce Mara Lima Malheiros. Promotora de Justiça que responde pela Promotoria de Justiça de Buriticupu.
RESULTADO:
AÇÕES AJUIZADAS, ARQUIVAMENTOS E DELIBERAÇÕES.
1.   AÇÕES CIVIS POR ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: 13
·         04 (quatro) em face de ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA, Ex Prefeito de Buriticupu/MA.
·         02 (duas) em face de JOSÉ MANSUETO DE OLIVEIRA, Ex Presidente de Câmara de Buriticupu/MA.
·         02 (duas) em face de LEVI DA SILVA FRANÇA, Ex Presidente de Câmara de Bom Jesus das Selvas/MA.
·         01 (uma) em face de ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA, Ex Prefeito de Buriticupu/MA e ANTONIO LUIS ALVES DE BRITO, Ex Gestor do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Buriticupu-IPSEMB.
·         02 (duas) em face de EDSON SOUSA DOS SANTOS, Ex Presidente da Associação dos Pequenos Agricultores da Trilha do Aeroporto- Buriticupu/MA.
·         01 (uma) em face de NELMA CELESTE MARQUES DE PINHO, Ex Presidente da Fundação Assistencial Vieira Castro, com sede em Buriticupu/MA.
·         01 (uma) em face de LUIS GONZAGA ROCHA DA SILVA, Ex Presidente da Associação da Casa Familiar Rural Padre Josino Tavares, em Bom Jesus das Selvas/MA
2. AÇÕES CIVIS POR ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA COM PEDIDO DE RESSARCIMENTO AO ERÁRIO: 01
·         01 (uma) em face de ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA, ex Prefeito de Buriticupu/MA.
3. AÇÕES DE RESSARCIMENTO AO ERÁRIO: 01
·         01 (uma) em face de MARIA DE SOUSA LIRA, Ex Prefeita de Bom Jesus das Selvas/MA.
4. AÇÕES PENAIS: 20
·         05 (cinco) em face de ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA, Ex Prefeito de Buriticupu/MA.
·         03 (três) em face de JOSÉ MANSUETO DE OLIVEIRA, Ex Presidente de Câmara de Buriticupu/MA.
·         03 (três) em face de LEVI DA SILVA FRANÇA, Ex Presidente de Câmara de Bom Jesus das Selvas/MA.
·         01 (uma) em face de ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA, Ex Prefeito de Buriticupu/MA e ANTONIO LUIS ALVES DE BRITO, Ex Gestor do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Buriticupu-IPSEMB.
·         01 (uma) em face OZEAS NUNES DA SILVA, Ex Presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus das Selvas/MA
·         01 (uma) em face de LUZIMAR ALCINDO DE SOUSA, Ex Presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus das Selvas/MA
·         04 (quatro) em face de MARIA DE SOUSA LIRA, Ex Prefeita de Bom Jesus das Selvas/MA.
·         02 (uma) em face de DOMINGOS BATISTA DE SOUSA, Ex Presidente de Câmara de Buriticupu/MA
5. PROMOÇÕES DE ARQUIVAMENTO: 61
6. COM DELIBERAÇÃO E AGUARDANDO CUMPRIMENTO DE DILIGÊNCIAS: 25
7. ENCAMINHAMENTO PARA OUTROS ORGÃOS: 01
  Também foi realizado uma reunião na Câmara de vereadores, com a presença de membros da sociedade civil organizada, presidente do sindicato dos professores, advogados e vereadores de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, onde os que usaram a palavra, aproveitaram para fazer novas denúncias e agradecer a presença do grupo de promotores (GPI), em especial, a Dr. Gustavo Bueno e a Dra. Glauce Malheiros, pelos relevantes serviços que ambos vem prestando na comarca.Foi lembrado ainda  que a Comarca de Buriticupu tem mais de 12 mil processos e só uma vara em funcionamento,apesar de já ter sido criada uma segunda vara.
Membros do GPI que tiveram em Buriticupu:
* Dra. Glauce Mara Lima Malheiros, GPI - Promotora de Justiça respondendo pela Promotoria de Justiça de Buriticupu;
* Dr. Tarcísio José Sousa Bonfim- Promotor de Justiça e membro do GPI- Vice Presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão.
* Gustavo de Oliveira Bueno- Promotor de Justiça – GPI;
* André Charles Alcântara Martins Oliveira- Promotor de Justiça – GPI;
* Carlos Augusto Soares -Promotor de Justiça –GPI;
* Paulo Roberto da Costa Castilho -Promotor de Justiça -GPI.
Criado em 2013, o GPI é composto de 10 promotores de justiça e tem como objetivo auxiliar no desempenho das atividades processuais e extraprocessuais junto às Promotorias de Justiça, na capital e no interior do Maranhão, quando o elevado número de procedimentos administrativos justificar a sua atuação.

Plantação de Eucalipto Vira Esconderijo de Criminosos Próximo a Buriticupu

 A plantação de eucalipto existente às margens da rodovia BR 222, em Bom Jesus das Selvas - MA, a partir da divisa com Buriticupu-MA, está sendo utilizada para pratica de crimes.

O fácil acesso a plantação, ajuda a ação dos criminosos, como a que aconteceu nas últimas semanas, quando ladrões roubaram dois carros, (um Fiat uno e uma Hilux)  os veículos são interceptados e levados para dentro da plantação e some sem deixar pistas.

As fotos mostra que são vários locais de estrada e não existe nem um tipo de controle, nem se quer uma cancela pra inibir a entrada, o que facilita a ação dos criminosos.

 Além disso, vários fazendeiros, reclamam de roubo de gado causado pela facilidade de acesso as fazendas, e suspeita que estão usando a plantação de eucalipto como esconderijo,  já que a plantação da acesso a várias fazendas na região. 

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Empresária tem HILUX tomado por assalto em Buriticupu

O veículo uma, caminhonete Toyota HILUX cabine dupla, bege, ano 2014 placas OXR 8726- BURITICUPU-MA.
 Foi tomado por volta das 13h deste sábado(27),a caminho de sua fazenda  próximo a Fazenda Amazônia.

A empresária Irene (Compre Bem) disse que ao dirigir  seu veículo, na companhia de duas amigas quando foi surpreendida pelos bandidos que apontaram as armas e mandou que ela saísse do carro, mas deixasse a chave na ignição e em seguida retornaram em direção ao Eucalipto da Viena as margens da BR 222, onde abandonaram as três. 

Acompanhada de seu filho, Raimundo Nonato Junior, a empresária prestou queixa na polícia e ainda comunicou a ocorrência a Polícia Rodoviária Federal.

A polícia já se encontra em diligência na tentativa de localizar a caminhonete HILUX cabine dupla, bege, placas OXR 8726-MA, pertencente a SONIA BARBOSA .
sexta-feira, 26 de junho de 2015

Comarca de Buriticupu recebeu C S I do TJ-MA


Dr. Duarte Henrique Ribeiro de Souza, Juiz da comarca de   Buriticupu-MA região Oeste do Estado,  recebeu nas últimas 2 semanas, a Comissão Sentenciante  Itinerante da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão, formada pelos Magistrados:
Rodrigo Costa Nina (Juiz da comarca de Santa Luzia do Paruá).
 Larissa Rodrigues Tupinambá Castro (Juíza da 3ª vara de Pedreiras).
 Gustavo Henrique Silva Medeiros (Juiz auxiliar em São Luís), E participação especial  da Dra. Tereza Cristina Franco Palhares (Juíza da 1ª vara de Pinheiro), e mais 05 servidores do quadro do TJMA.
 Coordena esse projeto a Juíza corregedora Dra. Maria Francisca Galiza.
Foram despachados mais de 1.000 processos que resultaram em mais de 400 sentenças nessas 02 semana,  fora o trabalho do magistrado local  Dr. Duarte Henrique que em media faz 20 audiências por dia. 

A comissão sentenciante é um projeto da Corregedoria Geral de Justiça criado em 05/12/2014 pela Desembargadora Nelma Celeste Souza Sarney Silva Costa, (Corregedora-Geral da Justiça). 
Fernanda secretária Judicial

Lorena e Fernanda servidora da Justiça

quinta-feira, 25 de junho de 2015

IMAGEM DO DIA: Trator da Prefeitura Derrubando o Muro do Ex-Vereador Mansueto

Segundo documentos a que o blog Jo Fernandes teve acesso, a Prefeitura de Buriticupu-MA  vem travando um briga na Justiça com o ex-vereador José Mansueto  de Oliveira,  tudo por conta de um terreno, localizado entre a  caixa  d'água e o Bairro Portelinha, segundo o documento, a Prefeitura conseguiu liminar que lhes dar pose do terreno, que o prefeito Zé Gomes(PMDB)  alega ser propriedade do Município, o mesmo documento declara que o ex-vereador se diz dono do terreno também.
Hoje(26) uma Oficial de Justiça acompanhada de um advogado da Prefeitura e alguns servidores do município, estiveram no local enquanto uma maquina  derrubava o muro construído pelo ex-vereador.





STF determina retorno de Gleide Santos ao cargo de prefeita de Açailândia

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu liminar do Tribunal de Justiça (TJ) do Maranhão e determinou, há pouco, o retorno de Gleide Santos (PMDB) ao cargo de prefeita de Açailândia.
A peemedebista havia sido afastada do cargo no último dia 27 de maio. Gleide foi acusada pelo Ministério Público de usar maquinário e servidores do Municípios em trabalhos numa fazenda de sua propriedade, fato esse não comprovado em diligência feita por oficiais de justiça da cidade de Açailândia, por determinação do MP."Defiro a medida liminar, para possibilitar o retorno da requerente ao cargo que exercia como Prefeito do Município de Açailândia/MA, sem prejuízo de que o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão fixe outras medidas cautelares, previstas no art. 319 do CPP, conforme entender necessário e suficiente", despachou Lewandowski.
Da Assessoria 


Câmara Derrota o Executivo e da Igualdade aos Cidadãos


O Projeto de Lei do Executivo (PL) 008/2015, que trata sobre o Plano Municipal de Educação de Buriticupu-MA (PME) para os próximos dez anos, foi aprovado nessa quarta-feira (24), na Câmara de Buriticupu, em sessão extraordinária.
O projeto teve os itens mais polêmicos retirados, com a  emenda 001/2015, que  modificou 29 itens das meta do anexo da lei

A matéria traz  metas e estratégias que devem nortear a educação municipal na próxima década.
 O PL foi aprovado por unanimidade.
 Antes de entrar em votação, uma conferência sobre o tema foi realizada na quadra de esportes da Escola José Bonifacio, onde segundo a vereadora Joelda Medeiros(PMDB) os itens polêmicos " foi reprovado. porém membros da equipe que redigiu o texto para enviar a Câmara Municipal, não conformados com a reprovação do teor resolveram incluir novamente tais heresias, apostando no cansaço do gestor municipal. acreditando que ele não iria ler totalmente todas as paginas. pois o mesmo confia muito em sua equipe, que de má fé arriscaram e quase conseguiam de fato impor suas ideologias",  segundo a vereadora esse foi o motivo do prefeito Zé Gomes ter assinado ( sem ler) e  enviado o projeto com todos os itens polêmicos para câmara de vereadores, por isso a câmara  teve que fazer  emenda modificativa para que o projeto pudesse ser aprovado.

vereador  Leolando(PMN)
O presidente da Comissão de Educação, vereador  Leolando(PMN) considerou que a aprovação do projeto com emenda é um avanço. "Não deixei  de ouvir quem nos procurou. E quanto à questão de gênero, digo que na hora certa nossas crianças saberão distinguir o que é melhor para elas", afirmou o parlamentar.

A galeria estava lotada, entre os presentes
 Movimento de Renovação  Carismática da Igreja Católica, pastores: João Batista, Raimundo, Benedilsom  e Natan,(Ass. de Deus), pastor Isvaldo(Batista Nova Aliança), pastor Ailtom (IAGV),

Pastor João Batista
"Eu, como cristão e pai, não podia ficar alheio a esses itens. Era um plano de confusão, que tentava destruir a família. Ele resultaria na retirada do meu poder de educar meus filhos nos princípios que acreditamos"  (Pastor João Batista)
  
"Não precisa disso para que as pessoas tenham liberdade. A gente respeita a opção de cada um. A questão é que, com três anos na escola, vão tirar a inocência do minha filha. Queremos que a escola tenha um ensino normal", defendeu. (Cleber Flor(PR) relator da Comissão de Educação.


"Esse projeto foi debatido com participação popular já chegando a essa casa bem definido. Coube a nós, verificarmos minuciosamente os itens. e assim fizemos a retirando o que achamos e estendemos desnecessário por serem contrários aos princípios e valores da família".(Ely Joselio presidente da câmara).
O texto segue agora para sanção do prefeito de Buriticupu, José Gomes (PMDB).


quarta-feira, 24 de junho de 2015

MAIS UM DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL CHEGA EM BURITICUPU:

Na manhã desta terça-feira (24/06) o Dr. Robert Freire, entrou em exercício para, juntamente com o atual Delegado Dr. Rodrigo Alonso, darem mais celeridade às investigações policiais e, sobretudo, reforçarem a segurança na Cidade de Buriticupu-MA 420 km de São Luis.


"Estou muito feliz de poder trabalhar aqui em Buriticupu e espero poder dar continuidade ao bom trabalho que o Dr. Rodrigo Alonso já vem realizando. Acredito que agora com 2 Delegados de policia, possamos juntos dar uma resposta a altura no combate à criminalidade". disse o Delegado Robert Freire.
terça-feira, 23 de junho de 2015

Novos diretores do IFMA tomam posse durante reunião do COLDIR em Buriticupu


Posse3Na última sexta-feira (19) os integrantes do Colégio de Dirigentes do IFMA (COLDIR) se reuniram no auditório do campus Buriticupu para discutir algumas pautas de relevância para o servidor do IFMA. Foram elas: apreciação pela secretaria da Ata da 50ª Reunião Ordinária; apresentação do plano de ação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do campus Buriticupu; apresentação do sistema eletrônico de controle de assiduidade dos servidores e da proposta de material funcional. Na ocasião houve a reinauguração do campus Buriticupu e a posse dos diretores eleitos dos campi de Açailândia, Alcântara e Imperatriz.


O plano de ação do PDI do campus de Buriticupu foi apresentado pelo diretor de planejamento e gestão, Joildo Oliveira. O plano se estabelece em 14 perspectivas divididas em objetivos, indicadores e metas. “Esse trabalho é fruto de uma produção coletiva. Temos que conhecer a realidade do PDI para entendermos a nossa instituição. Hoje, por exemplo, trabalhamos muito com sistemas de convênios com as prefeituras das redondezas”, explicou Joildo.


Posse4A proposta de material funcional se refere à identificação do servidor. A sugestão é que seja feita uma carteira de identificação funcional (CIF) com dados atualizados e foto do servidor. Para isso, é necessário que haja a sincronização das atualizações do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e do Sistema Unificado de Administração Pública (Suape), além de um equipamento para coleta de assinaturas digitais. Para a aquisição deste equipamento, a ideia é realizar uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (MA).


Açailândia, Alcântara e Imperatriz já têm novos diretores gerais


Posse2E para encerrar o processo eleitoral dos novos diretores dos campi Açailândia, Alcântara e Imperatriz, realizado no dia 2 de junho, houve a solenidade de posse dos eleitos durante a reunião do Coldir. Na cerimônia houve a formação de mesa com os diretores eleitos José Werbert Ferreira Silva (Açailândia), Edalton dos Reis silva (Alcântara) e Saulo Cardoso (Imperatriz); o pró-reitor de Planejamento e Administração, Carlos César Teixeira; e o reitor do IFMA, Roberto Brandão.


O novo diretor do campus Açailândia, José Werbert Ferreira Silva, declarou que deseja fortalecer a esperança da comunidade em sua gestão. “Essa posse representa o processo democrático de direito e nos traz um desafio de representar a unidade de Açailândia. Queremos que o nosso campus se torne cada vez mais presente, fortalecido e, acima de tudo, assuma o seu papel de ser um grande propulsor de educação e tecnologia, possibilitando trazer cidadania para o nosso município”, afirmou.


PosseJá o diretor eleito do campus Alcântara, Edalton dos Reis Silva, declarou o desejo de ver o seu campus crescer. “Esse é um momento histórico para o campus Alcântara, pois é a primeira vez que há eleições em nosso campus. Essa posse é o coroamento de um momento democrático. Nosso maior desafio a partir de agora será o de fortalecer a identidade do nosso campus dentro da comunidade e continuar trabalhando para melhorar a qualidade do ensino”, enfatizou o novo diretor.


E, para assumir a direção do campus Imperatriz, Saulo Cardoso, sinalizou mudanças positivas para o campus. “Vencida a eleição, o momento agora é de trabalho. Devemos, portanto, definir um plano de ação para avaliar as demandas do campus. Nosso foco é o ensino, a pesquisa e a extensão, mas, claro, temos as nossas demandas estruturais. Por isso, o objetivo agora é ver nossas prioridades. Eu espero poder somar forças para poder girar essa engrenagem que é o Instituto”, declarou.


O pró-reitor de Planejamento e Administração, Carlos César Teixeira, parabenizou os novos diretores, desejando-lhes boas-vindas. “Essa é a festa da democracia do IFMA. E o ápice é esse momento de posse. Em nome de todos os pró-reitores quero acolher vocês para dar continuidade aos nossos trabalhos”, desejou Carlos César. O reitor do IFMA, Roberto Brandão, finalizou a cerimônia saudando os três novos diretores. “Vocês estão chegando para nos ajudar e dar continuidade aos nossos projetos. Desejamos avançar em nossas ações e a chegada de novos diretores ajuda muito. Queremos desenvolver a nossa instituição e vocês são peças-chave desse processo”, afirmou o reitor.


Em Açailândia, José Werbet Ferreira da Silva foi eleito com 57,01% dos votos. No campus Alcântara, a vitória foi conquistada por Edalton dos Reis Silva, com 36,34% dos votos. Em Imperatriz, Saulo Cardoso, tornou-se diretor com 38,59% dos votos. A duração dos mandatos dos diretores gerais eleitos será até 11 de setembro de 2016 para que haja coincidência com o mandato de reitor do IFMA.
Por Andréia Lima. Fotos: Jo Fernandes   
segunda-feira, 22 de junho de 2015

Prefeitura de Bom Jesus das Selvas Promete fazer o melhor São João do interior do Maranhão

Bom Jesus das Selvas - Foi divulgada a programação oficial do São João 2015 de Bom Jesus das Selvas-Ma, a novidade este ano fica por conta dos artistas da cidade, uma noite só para eles foi reservada para se apresentarem, no intuito de valorizar os cantores da terra.

Pelo segundo ano consecutivo à festa acontecerá na Praça de eventos João da Silva Fabricante, são cinco dias de shows, apresentações de quadrilhas da sede e zona rural do município, além de quadrilhas da região, danças típicas da cultura maranhense estarão se apresentando no “Arraiá Esquenta Bom Jesus 2015”. Uma mega estrutura será montada com: palco, som, gerador, banheiros químicos e segurança padronizada para o maior São João do interior do Maranhão.

Segundo o Coordenador Municipal de Cultura da cidade “Iane Salazar” sua equipe tem trabalhado forte para realizar um grande São João, o valor da premiação este ano será de: (R$: 10.000,00) dez mil reais e o modo de apresentação foi dividido em quatro categorias: Infantil, Infanto, Juvenil e Adulto, as quadrilhas campeãs se reapresentarão na ultima noite.

Organização: Departamento Municipal de Cultura, Realização: Prefeitura de Bom Jesus das Selvas, administração: Cristiane Damião.

Da Redação: Iane Salazar
DRT-01617/MA
Correção: Jeann Brazil


domingo, 21 de junho de 2015

Prefeito Zé Gomes Apresentou Projeto de Lei Polemico

O prefeito municipal de Buriticupu-MA Jose Gomes Rodrigues(PMDB), apresentou  nessa sexta-feira(19)  na câmara de vereadores, o Projeto de Lei do Executivo N° 008/2015 que institucionaliza políticas publicas para a comunidade, LGBTTT na escolas do município.
 Mesmo com  esforços dos pastores, padres e membros da sociedade Buriticupuense no sentido que não fosse apresentado as metas relacionadas ao tema junto ao projeto, o prefeito Zé Gomes preferiu enviar o projeto em regime de Urgência Especial com as metas  na integra.
Cabe a gora a câmara municipal fazer emendas, aprovar ou reprovar.
O referido projeto vai ser discutido na Comissão Permanente de Educação Saúde e Assistência. 

E na quarta-feira(24)  vai a votação no plenário onde o prefeito tem maioria de 2/3 terços. 


sexta-feira, 19 de junho de 2015

IFMA,campus Buriticupu é reinaugurado com novas salas e modernização do complexo esportivo


A manhã desta sexta-feira (19) marcou o dia de estudantes, professores, políticos locais, comunidade e corpo diretivo do Instituto Federal do Maranhão – campus Buriticupu-MA.

 É que após oito anos da sua chegada na cidade, o campus Buriticupu expandiu a sua estrutura física, possibilitando uma melhor adequação do prédio às necessidades dos alunos.

Na ocasião, houve a entrega das novas instalações do campus com a reforma do prédio principal; a modernização do complexo esportivo, que hoje possui quadra, piscina, vestiário e campo de futebol society; e a inauguração do Bloco II, com 10 novas salas para os cursos de Ensino Superior.

 A reinauguração do campus aconteceu durante a reunião do Colégio de Dirigentes, no auditório da sede do campus, e contou com a presença do reitor do IFMA, Roberto Brandão; os diretores dos campi do Instituto, inclusive o Diretor Geral do campus Buriticupu, Ronald Ribeiro; o prefeito do município, José Gomes Rodrigues; a prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião; a deputada estadual, Francisca Primo.
Joildo Oliveira (Diretor de Planejamento e Gestão do campus):

 “Esse é um momento muito importante para o nosso campus. Inicialmente éramos uma escola técnica. Hoje podemos dizer que somos um campus universitário. Começamos com 120 alunos, hoje temos mais de 2 mil”.
Ronald Ribeiro (Diretor do campus Buriticupu):

 “É um momento de grande emoção compartilhar com nossos colegas essa transformação do campus. Quero parabenizar a toda equipe que trabalhou nesse processo” Roberto Brandão (Reitor):


“Com a nova era de conhecimento que acontece hoje na atualidade, precisamos formar cidadãos, e hoje o IFMA é um agente que gera cidadania e inclusão social”.Francisca Primo (Deputada Estadual PT - MA)

“Em nome de todos os Buriticupuenses agradeço a dedicação e o zelo com nosso município, pois sabemos que só a educação transforma a sociedade”.
 José Gomes Rodrigues (PMDB Prefeito de Buriticupu):

“Os nossos alunos são a principal razão de estarmos aqui hoje. Queremos a cada dia melhorar esse campus, pois desejo que os Buriticupuenses tenham orgulho da sua cidade”.
Gianice Pereira dos Reis (17 anos, do curso técnico em administração):

 “A chegada do campus em nossa cidade abriu oportunidades para a qualificação do ensino médio. E isso mudou a nossa temática de como podemos pensar o futuro”.
Marcelo Henrique de Souza Carvalho (17 anos, do curso técnico em eletrotécnica):

Atividades culturais:

Banda Musical de Buriticupu – MA, Companhia de ritmos Coroa de Portugal (dança portuguesa), coral de alunos do curso técnico em Meio Ambiente com o professor Thimoteo Cardoso e apresentação musical do professor Flanklin Lopes com um aluno do curso em Meio Ambiente.
Após as atividades houve o descerramento da placa realizada pelo diretor do campus de Buriticupu, pelo reitor do IFMA e pelos políticos locais.

História e estrutura do campus

Com aproximadamente 80 mil habitantes e 18  de emancipação politica, o município de Buriticupu é o que possui o menor índice de desenvolvimento humano (IDH) dentre os campi dos polos de presença do IFMA no estado. Segundo o reitor do IFMA, Roberto Brandão, a chegada do Instituto ao município elevou a autoestima dos habitantes da cidade. “Nós temos orgulho que a Rede Federal tenha um campus como o de Buriticupu, que hoje é citado como referência nas reuniões da Rede. Em 2012, durante o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, fiquei muito orgulhoso quando falou-se da importância da instalação do campusno Estado”, relatou o reitor.
O campus Buriticupu foi instalado na cidade em 2007. À época o município contava apenas com um estabelecimento de ensino médio da rede estadual e nenhuma instituição de ensino superior. O prédio era cedido pela prefeitura de Buriticupu. Em 2008, por meio da lei nº 11.892, o campus passou a integrar o IFMA.
Atualmente o campus Buriticupu possui cursos de formação inicial continuada em: auxiliar administrativo, agricultor familiar, auxiliar pessoal, representante comercial, auxiliar técnico em agropecuária, auxiliar de contabilidade, agente de desenvolvimento socioambiental, auxiliar de recursos humanos e auxiliar financeiro. Já os cursos técnicos dividem-se em Integrado (administração, meio ambiente, eletrotécnica, agroecologia, contabilidade, informática, PROEJA – serviços públicos e vendas); Subsequente (administração e agronegócio);
 e Concomitante (análises químicas e agronegócio). Por fim, há os cursos de nível superior de licenciatura em Biologia (ENEM e PARFOR), licenciatura em Matemática (ENEM e PARFOR) – que hoje possui conceito Capes 4 junto ao Ministério da Educação –, e tecnólogo em Gestão Pública (ENEM).


Com relação à estrutura física, o campus possui ao todo 20 salas, 1 biblioteca, 3 laboratórios de informática, 1laboratório de Biologia, 1 laboratório de microbiologia, 1 laboratório de fisiologia do esforço (o primeiro campus a instalar esse laboratório), 1 laboratório de física, 1 laboratório de química, 1 laboratório de solos e 1 laboratório de eletrotécnica, onde são desenvolvidos experimentos com energia solar e eólica.






Por Andréia Lima (jornalista IFMA)

Perfil

JO DIVULGAÇÕES,
BURITICUPU-MA:
jodivulgacoes@hotmail.com
(098)98114-8097

Facebook

PUBLICIDADE