domingo, 31 de maio de 2015

Acidente na BR 222 próximo a Buriticupu deixa 4 mortos e um gravemente ferido.

  

Um grave acidente na tarde deste domingo (31) em uma curva perigosa da BR 222  no povoado Nova Vida próximo a Buriticupu-MA,deixa quatro mortos e um gravemente ferido,  todas as vitimas eram ocupantes do Gol placa NXA 4828 de São Luis-MA, que colidiu com uma careta.

Segundo informações repassadas ao blog JO Fernandes, os ocupantes do gol eram membros da Igreja Batista  da Cidade de Arari-MA e estavam vindo de um encontro de igrejas em Bom Jesus das Selvas-MA, quando colidiu com a carreta.
  Morreram no local, Antonio Carlos Gomes Garros, José Benedito Santos, Adriano e Teilon, um outro identificado como pastor Juarez foi atendido pelo SAMU de Buriticupu e transferido pra Imperatriz em estado grave.


 Os corpos das vitimas aguardam a chegada dos familiares no HPNS (hospital Pedro Neiva de Santana) em Buriticupu e devem ser levados para Cidade Arari ainda hoje.

Próxima polêmica será a redução da maioridade penal, diz Cunha

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), utilizou uma rede social neste domingo, 31, para anunciar que depois da aprovação da PEC da Reforma Política, da qual ainda faltam emendas para apreciação em plenário, a Casa vai decidir sobre a "polêmica" representada pela redução da idade penal de 18 para 16 anos. "A próxima polêmica após a conclusão da reforma política será a redução da maioridade penal, que votaremos até o fim de junho em plenário", indicou.
Cunha utilizou sua conta no Twitter para rebater críticas recebidas nos últimos dias sobre a condução da votação da reforma política, que culminou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) protocolada ontem por 61 deputados do PT (36 parlamentares), PPS (8), PSB (6), PCdoB (6), PSOL (4) e PROS (1). "Esses mesmo já foram ao STF tentando impedir a continuação da discussão (da maioridade), após a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovar a admissibilidade (da matéria). A comissão especial da redução da maioridade penal deve concluir seu trabalho até dia 15 de junho e levaremos imediatamente ao plenário", afirmou.
O presidente da Câmara criticou o PT liderar a judicialização do processo legislativo ao perder votações da reforma política. "A Câmara não vai ficar refém dos que não querem que nada que os contrariem seja votado, ameaçando ir à Justiça toda vez que perdem no voto", disse.
Ele sugeriu que o PT será derrotado no embate sobre a redução da maioridade penal. "Além dessa polêmica (da reforma), teremos ainda muitas outras, já que não vamos deixar de levar à votação matéria porque um grupo do PT não quer", provocou. "O PT não quer a redução da maioridade e acha que todos tem de concordar com eles."
Cunha disse defende e vai sugerir a realização de uma referendo para decidir sobre a redução da idade penal para 16 anos. A proposta será para que a consulta seja realizada junto com as eleições municipais de 2016. "Tenho absoluta convicção que a maioria da população é favorável", afirmou. 
Fornecido por Estadão

Cafeteira é internado em Brasília e respira com ajuda de aparelhos

Epitacio Cafeteira
Epitacio Cafeteira
O ex-senador Epitácio Cafeteira está internado em estado grave na UTI do Hospital Brasília, no Distrito Federal. Cafeteira completa 91 anos dia 27 de junho próximo e enfrenta problemas de saúde desde que levou uma queda e bateu a cabeça em 2009.
Desde então o ex-senador tem passagens por hospitais, sempre em estado grave. O seu quadro de saúde piorou na última quarta-feira quando teve que ser internado às pressas.
Segundo o deputado Rogério Cafeteira, o seu estado de saúde inspira cuidados especiais, o ex-governador já esteve na mesma situação em outras vezes e conseguiu se recuperar, mas desta vez o quadro é mais complicado, em função do mesmo está respirando por aparelho.
Os problemas de saúde do ex-governador, conforme Rogério,  começaram há seis anos quando ele caiu a bateu a cabeça no chão. “De lá pra cá nunca mais recuperou a saúde”, observou.
sábado, 30 de maio de 2015

Policiais são presos após execução de mecânico em Vitória do Mearim



Os policiais militares envolvidos no fato que culminou na morte do homem suspeito de praticar assalto, na tarde de quinta-feira (28), no município de Vitória do Mearim, foram presos e autuados em flagrante pela Delegacia de Homicídios em São Luís, e responderão pelo crime de homicídio qualificado. O principal suspeito de cometer o crime, o vigilante identificado por Luiz Carlos, funcionário do município de Vitória do Mearim, que teria executado um dos assaltantes com dois tiros após perseguição policial, encontra-se foragido, mas as diligências realizadas pelas Polícias Civil e Militar continuam, com o objetivo de prendê-lo.
Segundo o coronel Marco Antônio Alves, comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, os militares presos, o sargento Miguel e o soldado Gomes, que atuavam na Companhia Independente de Viana, afirmaram durante depoimento que após o assalto a polícia teria sido acionada e começou então uma perseguição, onde um dos suspeitos de praticar o assalto, identificado como Irinaldo Batalha, 35 anos, teria revidado, dando início a uma troca de tiros. Ele explicou ainda que os policiais relataram que o vigia Luíz Carlos estava na viatura acompanhando a ação. “Os militares disseram que o vigilante era uma pessoa conhecida na cidade e sempre dava apoio à polícia, sendo funcionário do município. Ele teria sido levado para trazer a motocicleta após a prisão dos suspeitos e quando o garupa foi atingido e veio ao solo ele teria sido designado para permanecer no local e fazer a segurança da área, uma vez que a perseguição continuou”, declarou.
De acordo com o comandante da PM, os policiais relataram ainda que o outro suspeito que seguia na motocicleta em direção ao município de Viana, foi alvejado com um tiro no pé e autuado em flagrante por roubo. O coronel Marco Antônio Alves explicou que após a polícia ter acesso às imagens que mostram a execução de Irinaldo Batalha e a consequente identificação do vigilante Luiz Carlos, as buscas para realizar sua prisão foram intensificadas, uma vez que o mesmo encontra-se foragido. “Os militares receberam ordens para se apresentarem no Comando Geral da PM, e assim o fizeram na noite desta sexta-feira (29), onde foi instaurado um processo administrativo para investigar a participação dos policiais no homicídio, além de terem sido autuados em flagrante pela Delegacia de Homicídios pelo crime de homicídio qualificado”, disse ele.
O Comando Geral da PM informou que as primeiras informações deram conta de que o suspeito de praticar o assalto, morto durante a ação policial, Irinaldo Batalha, era usuário de drogas e natural da cidade de Arari. Seu comparsa o piloto da moto, encontra-se preso na delegacia de Vitória do Mearim.
Blog do Neto Ferreira
sexta-feira, 29 de maio de 2015

XI REUNIÃO ORDINÁRIA DO FÓRUM ESTADUAL DE JUVENTUDE



O Fórum Estadual de Juventude - FEJMA,realiza sua reunião ordinária dias 29,30 e 31 de maio ,com abertura dia 29 de maio na Casa do Maranhão,ás 18:00 hs  em São Luis, contando com presença de autoridades do Executivo,Legislativo Estadual tendo como foco planejamento e monitoramento do Plano Estadual de Juventude,Eleição do Conselho Estadual de Juventude - CEJOVEM e a Conferência Estadual de Juventude o Maranhão.

O FEJMA,é composto por toda diversidade de organizações juvenis de 15 a 29 anos do Maranhão,redes,coletivos,associações,centrais,centros de juventude,grêmios,DCES,grupos religiosos e culturais dentre outros as ações do FEJMA ,em sua reunião terá em sua programação mobilizações, rodas de conversas, palestras e oficinas públicas e Fóruns de juventude , Estatuto da Juventude, para jovens de 15 a 29 anos.

Segundo Glauber Leonardo – Secretario Executivo do Fórum“ O FEJMA tem o foco da Política Pública da Juventude de 15 a 29 anos e os mecanismos para executar essa política,para cobrar políticas efetivas para juventude,Programas de Governo específicos que aborda a violência e extermínio da juventude pela própria juventude.’’

Na programação de abertura será um ato de abertura e palestra Magna com tema referente as Conferência Estadual de Juventude. A programação contará ainda com apresentações de grupos de dança e teatro de várias escolas de São Luís, onde organizações de juventude(associações, empresas e terceiro setor)são parceiras do FEJMA.

Políticas públicas para Juventude
O fortalecimento institucional e planejamento,é a principal ação do FEJMA do 2015 desenvolve a reunião de organização junto às instituições com objetivo de cumprir um dos eixos do Plano Estadual de Juventude, através do monitoramento estratégicas e intersetoriais, que sensibilize a sociedade civil para questões como: a prevenção e a violência contra a juventude , casos nos quais se aplica a legislação específica do Estatuto da Juventude,que tem assolado o Maranhão.
Contato:
Anne Priscilla Santos
98711-3015/981435095

Deputado Antônio Pereira comemora medidas do Estado para acabar conflito na Região Tocantina



O deputado Antônio Pereira (DEM) anunciou na sexta-feira (29), que o Estado garantirá alinhamento jurídico e criará uma comissão de trabalho, integrada pela Secretaria de Assuntos Políticos e Federativos (Seap) e pelos prefeitos de João Lisboa, Jairo Madeira, de Senador La Rocque, Chico Nunes, e de Buritirana, Vagtônio Brandão, para acabar o litígio territorial nos municípios.

O anúncio foi feito depois que o deputado Antônio Pereira participou, no Palácio dos Leões, de uma reunião entre o representantes do Governo do Estado prefeitos, vereadores e liderança políticas e comunitárias de João Lisboa, Senador La Rocque e Buritirana, para debater uma solução para os conflitos territoriais existentes entre os municípios da Região Tocantina.

Durante a reunião comandada pelo secretário de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, o deputado Antônio Pereira esclareceu, em nome da população da Região Tocantina, que o conflito existe há 21 anos provoca problemas para a população, como fechamento de escolas e postos de saúde.

PROJETO NA ASSEMBLEIA


Na ocasião, Antônio Pereira defendeu que a solução final do conflito territorial só será efetivada, depois da realização de um plebiscito e a aprovação do seu projeto de lei 060/2014, em tramitação na Assembleia Legislativa, alterando a Lei 6.169 e consolidando os limites entre Senador La Roque, João Lisboa e Buritirana.

O secretário Márcio Jerry garantiu que o Governo do Estado continuará dando total apoio para que, independente de
divergência territorial, a população possa contar com serviços públicos de educação, saúde, infraetrutrura e outros indispensáveis para o bem estar das comunidades residentes na região.

Na avaliação dos prefeitos, a reunião foi importante para a solução dos impasses da indefinição dos limites territoriais nos municípios. Ambos ficaram satisfeitos com o resultado da reunião, pois foi criada uma pauta para resolver os problemas, com a participação do Governo do Estado, Assembleia e municípios.

Operação da Policia Civil Prende Traficantes em Buriticupu.




 A Policia Civil comandada pelo delegado  Rodrigo Alonso,  realizou na madrugada de hoje(29) uma mega operação contra o tráfico de drogas em Buriticupu-MA.
Após investigação da DP de Buriticupu no combate ao tráfico, o Delegado Rodrigo Alonso, solicitou apoio das DPS de, Bom Jesus da Selva, Pio XII, Santa Luzia do Tide e Santa Inês, para busca e apreensão em casas de possíveis traficantes da região. Participaram da operação, 5 Delegados e 9 investigadores de Polícia.
 Na operação foi preso ex-policial militar Manoel Lino Pereira, com ele foi encontrado 1 espingarda calibre 32, 2 munição,e 1 pedra de craque de 30.7 g. e R$ 390.85 (trezentos e noventa reais e oitenta e cinco centavos).

A policia  prendeu também, Regiane Barbosa Coutinho, Daniele Silva Sousa e Fabíola, todas acusadas de tráfico de drogas, com elas foram apreendido  fruto do trafico, 2 motos, 2 carros,  além de papelotes de maconha, 78   pedra de craque  e uma maior de 50 g,  4 celulares, balança de precisão, 3 relógios e uma grande quantia em dinheiro.


quinta-feira, 28 de maio de 2015

Operação: "Buriticupu Mais Seguro", Recupera carro roubado e prende 25 motos

  
Ação da polícia militar  comandada pelo capitão César, realizada hoje(28) uma edição da operação: Buriticupu  Mais Seguro.
 Durante a operação, que teve início às 9h e término às 13h desta quinta-feira(28), foram realizadas várias abordagens a veículos, com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade na área, evitando o cometimento de crimes contra o patrimônio, crimes contra a vida, tráfico de drogas,  porte ilegal de armas de fogo,  entre outros.
De acordo com o comandante da PM de Buriticupu capitão César, a operação culminou com a apreensão de um 1 carro roubado, recuperado durante a blitz, com placa de matões do Norte-MA e 25 moto,
segunda-feira  prendeu 2 elementos em flagrante, quando mantinha 6 pessoas refém ao fazer um assalto  a uma loja de celulares no centro da Cidade (reelembre o caso).
Quarta-feira (27) em abordagem em um bar no bairro 13, a PM  efetuou a prisão de um elemento, e com ele foi encontrado 20 g de maconha  e 554,00 reais e um celular.

 “Vale ressaltar que os policiais da PM de Buriticupu-MA fazem rondas e abordagens rotineiramente, com o objetivo de prender infratores da lei, além de apreender armas, drogas e veículos com restrição de roubos e furtos”. ressalta o capitão César, comandante da Policial Militar de Buriticupu.




Morador de Buriticupu-MA denuncia descaso da administração Zé Gomes

Meus amigos por favor vamos compartilhar mais esse absurdo vivido pela nossa população, em sua maioria de pessoas carentes que não tem condições de buscar um melhor recurso, e se ver nas mãos de uma administração corrupta e covarde que cada dia mais destrói o patrimônio publico e usar o dinheiro em benefício próprio....
Esse e o Centro de Reabilitação de Buriticupu lugar onde deveria estar lotado de pessoas com vários tipos de problemas,pessoas que dependem de Fisioterapia para seguir suas vida normal.
O local esta totalmente abandonado pela administração publica com aparelhos danificados a espera de peças que não tenho nem coragem de falar o valor porque não da para acreditar que o nosso prefeito der tão pouca importância para o nosso povo.
Enquanto o prefeito se preocupa em comprar apoio político ou seja os (Vereadores) falta recurso para atender as necessidade básicas do município, segundo funcionário do local,  as seções estão agendadas somente para o mês de julho,ISSO É UM ABSURDO.  NÓS NÃO PODEMOS MAIS ACEITAR ISSO.
 por Carlos Eloi Soares









Governo recebe visita de estatal chinesa interessada em investir no Maranhão



O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, recebeu na tarde de quarta-feira (27), a visita do executivo Antônio Wang, representante da companhia China Resources, grupo estatal chinês do setor agropecuário. No encontro, o executivo apresentou ao titular da pasta, Neto Evangelista, os projetos da estatal chinesa e o seu interesse em investir no Maranhão, dentro de sua área de atuação.  

Para o secretário Neto Evangelista, a estatal possui linha de investimentos voltada também à pequena agricultura e pecuária, atividades produtivas que são foco de ação da Sedes, com o objetivo de incluir famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), aquelas que possuem renda per capta de até meio salário mínimo.

“É importante saber que o público que a companhia pretende atingir no estado é o mesmo que objetivamos incluir produtivamente, a partir das ações da secretaria. Portanto, a nossa meta é trazer investimentos e eixos de trabalho que possam fazer com que essas famílias hoje inseridas no CadÚnico possam caminhar com suas próprias pernas, ter fontes de renda mais rentáveis e condições mais dignas de vida. Então, se há interesse do governo chinês em investir no Maranhão, há grande interesse também do Governo do Estado em receber esses investimentos”, assegurou o secretário.  

Ainda conforme Neto Evangelista, sejam quais forem os investimentos externos que foquem a inclusão sócio produtiva no Maranhão, estes serão direcionados, também, para atender ao público que vive da agricultura e da pecuária familiar.

“Nós temos o 16º Produto Interno Bruto (PIB) do país, mas, infelizmente, temos também o 26º Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Isso atesta que as potencialidades econômicas do Maranhão não estão de acordo com o crescimento social da população. O governo Flávio Dino pretende inverter essa lógica, a fim de promover o desenvolvimento econômico junto com o crescimento social. E isso será feito, entre outras ações, trazendo os investimentos necessários ao Estado”, enfatizou o secretário.

Segundo o consultor da companhia presente à reunião, Gustavo Oliveira, que dá apoio à prospecção de investimentos da empresa chinesa no Brasil, o grupo busca parcerias que promovam o desenvolvimento socioeconômico. “O trabalho de prospecção de investimentos no estado está na fase inicial, mas o objetivo do governo chinês, assim como do Governo do Maranhão, é de que todo desenvolvimento econômico seja voltado para o crescimento social”, disse. Para o consultor, esse é um aspecto que demonstra que já há um alinhamento ideológico nesse sentido entre os dois governos e que há possibilidade de forte parceria.

O consultor revelou ainda que a prospecção por investimentos no Maranhão surgiu a partir da motivação do governador Flávio Dino durante a visita do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, em Brasília, na semana passada. Na ocasião, o governador sugeriu aos empresários chineses integrantes da comitiva, que considerassem o Maranhão como destino prioritário de investimentos daquele país, o que já está ocorrendo.

Como resultado do encontro com a Sedes, ficou definido que novas reuniões técnicas serão realizadas no sentido de se conhecer com profundidade os projetos de investimentos em atividades sócio produtivas da empresa chinesa, a fim de que se identifique a adequação destas com as peculiaridades do Maranhão.


Fonte: Sedes        
Texto: Doriane Menezes

Fotos:Honório Moreira

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

Reforma política permanece na pauta do Plenário desta quinta-feira (28), com sessão marcada para as 12 horas.
Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados
Sessão para análise e discussão da Reforma Política
Plenário aprovou o tema com amplo apoio dos partidos. Foram 452 votos a favor e 19 contra
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) artigo da reforma política (PEC 182/07) que acaba com a reeleição nos cargos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos). A medida foi aprovada com o apoio majoritário das bancadas: 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção.
O texto aprovado é o do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que prevê uma transição. O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os mesmos cargos no período anterior.
A exceção para o cargo de presidente da República não cabe porque a presidente Dilma Rousseff, já reeleita, não poderá se candidatar novamente em 2018.
Histórico
A reeleição nunca fez parte das Constituições brasileiras até a Emenda 16, de 1997, cujo processo de análise se iniciou em 1995 – PEC 1/95, apresentada pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE).
Desde antes de sua implantação, o tema não obteve consenso no Parlamento. Seus defensores argumentam que quatro anos de mandato podem se mostrar insuficientes para a implantação de projetos de governo mais duradouros.
Os contrários argumentam que a reeleição permite o uso da máquina pública e desvia o mandatário/candidato das atribuições da governança no ano de eleições. Outros defendem mandatos maiores para compensar o fim da reeleição.
A proposta de mandatos maiores será debatida pela Câmara a partir desta quinta-feira (28), quando será retomada a votação da reforma política. A PEC está sendo analisada em primeiro turno pelo Plenário.
Temas aprovados
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, comemorou a aprovação de temas da reforma política nesta quarta-feira. Além do fim da reeleição, foi aprovada a doação de empresas para partidos políticos. Na terça-feira, todos os itens em votação haviam sido rejeitados, incluindo as propostas de alteração no sistema eleitoral.
"Política é isso. Às vezes, você num dia não consegue uma compreensão melhor do processo e, no outro dia, os deputados acabam vendo que, se nós colocamos uma pauta como essa, tinha que ter algum tipo de decisão que mudasse alguma coisa. Começaram hoje a decidir por alguma mudança. Pena que não conseguimos mudar algo do sistema eleitoral neste momento, mas já foi uma grande evolução a gente conseguir aprovar o fim de reeleição", disse Cunha.

STF: fidelidade partidária não vale para eleitos no sistema majoritário

Ministros entenderam que somente deputados e vereadores devem perder mandatos se mudarem de partido sem justa causa.


BRASÍILIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) que a fidelidade partidária não vale para políticos eleitos por meio do sistema majoritário, como governadores, senadores, prefeitos e o presidente de República. Por unanimidade, os ministros entenderam que somente deputados e vereadores, eleitos pelo sistema proporcional, devem perder os mandatos se mudarem de partido sem justa causa.
A questão foi decidida em uma ação direta de inconstitucionalidade impetrada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). No entendimento da procuradoria, a regra sobre a perda de mandato para eleitos pelo sistema proporcional não pode ser aplicada no caso de políticos que tomaram posse pelo sistema majoritário.
A regra que prevê a perda do mandato para todos os políticos que trocam de partido consta em uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2007, o tribunal estabeleceu que candidatos eleitos só podem deixar a legenda no caso de criação de novo partido, mudança do programa partidário, discriminação pessoal, incorporação ou fusão. Dessa forma, o entendimento era que o mandato pertence à legenda em todos os casos.
A maioria dos ministros seguiu o voto do relator da ação, Luís Roberto Barroso. De acordo com o ministro, obrigar o politico eleito pelo sistema majoritário a entregar o cargo para o partido viola o princípio constitucional da soberania popular. Segundo Barroso, no caso da eleição majoritária, a ênfase é no candidato e não no partido.
“A imposição de perda do mandato por infidelidade partidária se antagoniza com a soberania popular. Um simples exemplo ajuda a esclarecer a afirmação. Imagine-se um candidato que tenha sido eleito para o Senado com mais de 1 milhão de votos. Se ele muda de partido e se aplica a lógica da resolução [do TSE], assume o suplente. De modo que joga-se fora 1 milhão de votos recebidos pelo candidato eleito e dá-se o cargo para o suplente, que não teve voto nenhum e que, muitas vezes, o eleitor nem sabe o nome”, argumentou Barroso.
Além de Barroso, seguiram o mesmo entendimento os ministros Teori Zavascki, Rosa Weber, Dias Toffoli, Carmen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello, Luiz Fux, e o presidente, Ricardo Lewandowski.
A decisão poderá afetar a senadora Marta Suplicy (sem partido – SP). Ele se desfiliou do PT sob a alegação de desvio do programa partidário e discriminação pessoal. Após a saída da senadora, o PT entrou com pedido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para solicitar o mandato. A legenda pede que o segundo suplente Paulo Frateschi (PT) assuma a vaga. Se a decisão do Supremo for aplicada, a senadora poderá continuar no cargo.
ANDRÉ RICHTER/AGÊNCIA BRASIL

53.953 Eleitores Tiveram Seus Títulos Cancelados no MA

images (3)
Informações do Tribunal Superior Eleitoral liberadas na noite desta segunda-feira, 25 de maio, demonstram que 53 mil e 953 títulos de eleitores foram cancelados no Maranhão por ausência às urnas nas últimas 3 eleições. O prazo para regularização se deu entre 2 de março a 4 de maio de 2015.
Dos 4 milhões 497 mil e 336 eleitores maranhenses, 55 mil 856 corriam o risco de terem seus títulos cancelados antes de findar o prazo e o percentual de regularização foi de apenas 3,326%.
Acessando ao link “situação eleitoral”, no espaço “serviços ao eleitor”, disponível no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, é possível consultar se o documento está cancelado ou não.
O cancelamento do título eleitoral provoca uma série de consequências como impedir obtenção de passaporte e carteira de identidade, recebimento de salário de função ou emprego público, e tomada de alguns tipos de empréstimos. A ausência de registro também pode dificultar matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público.
Os municípios que registraram maior número de títulos cancelados foram Imperatriz 2.431, Codó 2.104, Caxias 1.665 e Timon 1.319.
Leonilson Mota

Reforma política: Câmara rejeita distritão para escolha de deputados e vereadores


O Plenário da Câmara dos Deputados derrotou, na noite desta terça (26/5), o sistema eleitoral do “distritão”. A proposta foi defendida pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Pela proposta, a eleição de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores passaria a ser feita de forma majoritária, semelhante à adotada hoje para os senadores. Apenas 210 deputados foram favoráveis à proposta, e 267 votaram contra. Houve cinco abstenções. Trezentos e oito votos são necessários para aprovar uma PEC.
O bloco do PMDB, o Democratas e o Solidariedade orientaram as bancadas a votar favoravelmente ao “distritão”. O PCdoB, historicamente contrário à proposta, surpreendeu ao também orientar a bancada a votar favoravelmente. PSDB, PSD e PROS, que originalmente eram contrários, liberaram as bancadas ao reconhecer que havia parlamentares favoráveis ao distritão. Os líderes do governo e da oposição liberaram as bancadas.
“A minha opinião pessoal já é conhecida. Eu acho que sim (que o distritão é o melhor sistema). Não há nada pior que o sistema atual. Minha opinião. Mas, se o distritão não atingir 308 votos, significa que a Casa preferiu o sistema atual”, disse Cunha antes do início da ordem do dia.
Ao longo desta semana, a Câmara votará de forma “fatiada” vários temas da PEC da reforma política. Depois da escolha do sistema eleitoral, os parlamentares devem discutir a forma de FINANCIAMENTO das campanhas, o que pode ocorrer ainda hoje. As propostas aprovadas serão levadas ainda a 2º turno na Câmara, antes de seguirem para o Senado, onde serão votadas também em dois turnos.
Com a rejeição do “distritão”, o próximo modelo a ser votado é o chamado “distritão misto”, defendido pela bancada do PROS, em que metade dos parlamentares é eleito pelo distritão, e a outra metade pelo sistema de lista fechada.
Distrital misto e lista fechada rejeitados
Horas antes, o Plenário da Câmara já havia rejeitado outras duas propostas. O distrital misto, defendido pelo PSDB, teve 99 votos favoráveis e 369 votos contrários. Pela proposta, metade dos parlamentares seria eleita em distritos, conforme o modelo inglês, e a outra metade seria eleita por meio da lista partidária. PPS e PV também orientaram as bancadas a votar favoravelmente à proposta, de autoria do deputado Marcus Pestana (PSDB-MG). DEM e PROS liberaram a bancada.
Na primeira votação nominal do dia, o plenário rejeitou por 402 votos contrários e 21 favoráveis o sistema de lista fechada. Dentre as bancadas, apenas o PCdoB encaminhou a favor do voto em lista. De forma supreendentemente, o PT também encaminhou contra a proposta, que é uma bandeira histórica do partido. O plenário também registrou duas abstenções. Segundo o líder do PT, Sibá Machado (AC), o partido acredita que o tema deve ser definido em uma lei ordinária, e não em uma PEC.
Correio Braziliense
terça-feira, 26 de maio de 2015

TJMA determinou, por unanimidade o afastamento da prefeita de Açailândia.


A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou, por unanimidade, nesta terça-feira, 26, o afastamento da prefeita de Açailândia, Gleide Lima Santos. A decisão baseia-se em Ação Civil Pública proposta pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Açailândia, em fevereiro de 2014. A prefeita é acusada de uso indevido de bens públicos e, de acordo com os levantamentos feitos pelo Ministério Público, o total do dano causado aos cofres públicos de Açailândia foi de R$ 160.315,69.

No mesmo julgamento, foi determinado o afastamento do secretário de Obras, Wagner de Castro Nascimento. O Tribunal também decidiu pelo encaminhamento da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao vice-prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira e Silva.
Os desembargadores João Santana (relator), Raimundo Melo e José Bernardo Rodrigues acompanharam, parcialmente, o pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), formulado pelo procurador de justiça, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, acatando o afastamento e negando o pedido de prisão.
FATOS
A ação foi motivada pelo uso de máquinas, servidores e pessoal contratado pela prefeitura na realização de serviços na Fazenda Copacabana, de propriedade da prefeita e do marido, Dalvadísio Moreira dos Santos.
Após a denúncia e a confirmação de obras recentes de terraplanagem em locais idênticos aos mostrados em vídeo encaminhado ao Ministério Público, em novembro de 2013, foram ouvidos motoristas a serviço do Município de Açailândia. Eles confirmaram a realização de serviços de terraplanagem e melhoramentos em estrada que dá acesso exclusivamente à Fazenda Copacabana. Além disso, foi colocada piçarra no curral da fazenda, atendendo a pedido do marido da prefeita.
O secretário municipal Wagner Nascimento confirmou a existência dos serviços, afirmando que foi ele que escolheu as estradas a serem recuperadas dentro de propriedades particulares, como a fazenda da prefeita. Em seu depoimento, Adão da Silva, que supervisionava a obra, afirmou que os serviços teriam o objetivo de facilitar o escoamento da produção rural e o transporte escolar.
Ficou demonstrado que quatro caçambas, uma escavadeira hidráulica, uma patrol, um caminhão pipa e um veículo de passeio – com seus respectivos motoristas – e vários empregados de empresas contratadas pelo Município executaram os serviços dentro da propriedade da prefeita, além de trabalhar, por cerca de 30 dias, no povoado Nova Bacabal, iniciando as obras nas três vias que saem da BR-222 e dão acesso à Fazenda Copacabana.
Redação: CCOM-MPMA com informações da Ascom TJMA

Fim do Viva Luz

A assessoria da Cemar divulgou nota confirmando o cancelamento do programa Viva Luz pelo governador Flávio Dino. O cancelamento do programa Viva Luz foi denunciado pelo deputado Edilázio Júnior (PV).“Um dos primeiros atos do governador foi extinguir o programa e numa canetada só, deixar desassistidos mais de 150 mil pessoas. São agora mais de 150 mil maranhenses, dentro dessas 30 mil famílias, que vão ter de pagar as suas contas de luz, que até então eram quitadas pelo Governo. ”, afirmou.

Criado pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), o programa Viva Luz beneficiava pelo menos 30 mil famílias carentes no Maranhão garantindo quitação dos valores relativos a conta de energia cujo consumo era de até 50 kwh/mês.
Leia a nota:
Conforme o Decreto nº 30.701, publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão do dia 07/04/2015, o Programa Viva Luz foi encerrado pelo Governo do Estado do Maranhão.
O Viva Luz foi um programa que visava a quitação dos valores relativos ao consumo de energia elétrica, tributos e Contribuição de Iluminação Pública (CIP) para unidades consumidoras enquadradas nos critérios do Programa (unidades residenciais monofásicas, com NIS – Número de Inscrição Social válido cadastrado, média móvel dos últimos 12 meses de até 50kWh e consumo máximo de 190kWh/mês).
É importante destacar que, a definição da continuidade ou encerramento do Programa Viva Luz é estabelecida pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio de decreto e, a CEMAR atende e respeita as determinações vindas do poder executivo.
Assessoria de Comunicação da Cemar
Por Zeca Soares 

Assalto com refém termina com 2 presos em Buriticupu-MA


A policia militar prendeu na manhã de hoje(25)  Daniel Martins Lima 19 anos, natural de Belém-PA e Bruno Martins dos Santos 29 anos também da capital paraense, segundo a policia os 2 São suspeitos de fazerem vários assaltos na cidade, e  ao tentar assaltar uma loja de celulares na cidade de Buriticupu-MA foram  surpreendido pela polícia e acabaram presos.
"Eu estava  fazendo um trabalho velado para policia, quando recebi uma ligação da proprietária da loja, informando  que estava  acontecendo um assalto em seu estabelecimento, me dirigir para o local, e acionei meus colegas que imediatamente foram  atender a ocorrência, ao perceberem a chegada da policia os marginais fizeram refém 6 pessoas,  cercamos o local e comecei a negocia,r os assaltantes pediram a presença da imprensa e coletes aprova de balas" disse o cabo R Carlos.
 

Atendido as exigências, os dois libertaram os reféns e em seguida se entregaram e foram presos e encaminhado para delegacia onde ficara a disposição da justiça. Com os elemento foram encontrado uma moto Fan preta sem placas, 1 revolver calibre 38 com 6 munições, 1 pistola 765 com 12 munições $1873,47 (um mil e oitocentos e setenta e três reais e quarenta e sete centavos) segundo a policia o dinheiro é furto do assalto da loja de celulares, e segundo os elementos, a moto foi tomada de um assalto ontem(24) na BR 222 nas proximidade da cidade de Buriticupu-MA 

MOTOQUEIRO IMPRUDENTE PROVOCA ACIDENTE GRAVE NA BR 222 PRÓXIMO A BURITICUPU

 

Uma manobra imprudente de ultrapassagem indevida realizada pelo condutor de uma motocicleta (de placa ainda não identificada) teve um final trágico na tarde deste domingo, 24, na BR 222, no km 541, município de Buriticupu-MA.

O motociclista, identificado por Francinaldo Gonzaga de Sousa,de 38 anos,  natural de Santa Inês-MA, trafegava no sentido decrescente da rodovia, de Açailândia para Buriticupu, e ao tentar fazer uma ultrapassagem proibida pelo acostamento colidiu frontalmente com outra motocicleta, de placa OJJ 5805, conduzida por um homem identificado como Julipan, que veio a óbito no local.

Ele faz parte de uma agremiação de motociclistas do Maranhão. Na garupa da moto de Julipan estava a esposa, Alba Cristina Santos, de aproximadamente 40 anos, que ficou gravemente ferida e foi socorrida pelo SAMU. 

O causador do acidente, Francinaldo, também faleceu logo em seguida ao acidente, igualmente o passageiro, Leonardo da Silva Santos, de 35 anos, natural de Santa Luzia do Tide.

Segundo os primeiros levantamentos da PRF, o acidente aconteceu quando um veículo de carga realizava ultrapassagem sobre outro caminhão. Momento em que, Francinaldo, de forma totalmente imprudente, saiu de trás dos dois caminhões e tentou ultrapassá-los pelo acostamento. No sentido inverso estava um grupo de motociclistas, que em razão da ultrapassagem entre os dois veículos pesados, desceu para o acostamento. Nesse instante a motocicleta conduzida por Francinaldo colide frontalmente com a moto de Julipan e, lateralmente em mais outras duas.

As placas das duas outras motos são OCI 7131 e OFU 3840. Ambos condutores saíram lesionados levemente e foram conduzidos para Açailândia. Albia Cristina foi socorrida para o hospital municipal de Buriticupu. A polícia continua colhendo informações mais detalhadas do acidente e das vítimas. Algumas foram levadas para um hospital em Açailândia.

NÚMEROS PREOCUPANTES

Na última semana o Ministério da Saúde divulgou números preocuntes do crescimento da frota de motocicletas no país, o que também elevou proporcionalmente a quantidade de acidentes e vítimas deste tipo de transporte. Em dez anos triplicou o número de motos no Brasil e o número de mortos também. O Maranhão está entre os dez estados com maior número de óbitos na modalidade. As vítimas de acidentes de moto ocupam quase 70% dos leitos de ortopedia no estado.

FONTE: NÚCLEO DE COMUNICACÃO SOCIAL DA PRF

BURITICUPU JÁ É UM GRANDE PRODUTOR DE SOJA DO BRASIL.

Foi realizado neste sábado(22) um dia de campo de portfólio de milho e soja na fazenda Chapada Alta de propriedade do Ildemar Gonçalves em Buriticupu-MA.
O  evento  teve o apoio das maiores empresas do setor, como as multinacionais  DUPONT,  JOHN DEERE, IHARA  IMPERAGRO e outras que  enviaram seus representantes.

Agricultores dos estados de São Paulo, Tocantins, Bahia, Piauí , Espírito Santo, Santa Catarina, Pará e Maranhão.

 Os maiores investidores do setor estiveram  conhecendo as terras Buriticupuenses,  que segundo o ex-prefeito Primo é a melhor terra do Brasil para se produzir.  Primeiro porque tem os três principais elemento que se espera para o sucesso de uma boa safra, solo clima e logística
" Em Buriticupu é mais barato plantar,  aqui  a qualidade do solo é melhor, não precisa de  correção, ou seja,  calcário que é barato mas o frete é caro, enquanto a produtividade de Balsas por exemplo é de 50, em Buriticupu logo no primeiro ano que não e o bom é acima de 60 sacas por equitare,  a outra vantagem é a posição geográfica, enquanto o porto de Santos estar no meio do Brasil, e o de  Paranaguá mais em baixo do Brasil, o porto de Itaqui  estar em cima,  só ai ganha-se de 5 a 6 dias de  frete em navio, outro beneficio é que o porto Maranhense  é o segundo maior em calado do mundo, ( mais profundo) o que significa que os maiores navios  do mundo pode ancorar em  Itaqui, os maiores navios transporta mais por muito menos, sem falar que as fazendas de milho e soja de Buriticupu estão as margem da BR 222 e da estrada de ferro Carajás, apenas 420 km do porto. Em Buriticupu tem 200mil equitares de terras esperando para serem plantadas " disse o ex-prefeito.

" Em Buriticupu já tem de 9 a 10 mil equitares  plantado,  e o maior produtor de grão do mundo que é o ex-governado do Mato grosso e atual Senador Blairo Maggi,  acabou de comprar uma área  de 15 mil equitaries de terras  em Buriticupu, e estará pessoalmente  aqui em nosso município em setembro" disse o vereador Cleber Flor(PR).


Para a Deputada Francisca Primo(PT), Buriticupu entrou na era da prosperidade,  estes produtores trazem para o município mais industrias de esmagamento de grão, mais lojas de máquinas, oficinas especializadas,  implementos agrícolas,  criaram mais empregos, e mais divisas em forma de imposto,  
declarou a parlamentar.

O agronegócio tem o poder de impulsionar a vida de pequenas cidades,transformando-as em novos centros de prosperidade,foi assim que a cidade de Sorriso a 420 quilômetros da Cuiabá (MT),entrou para o mapa de relevância econômica no final dos anos 90,quando se transformou na maior produtora de soja do País.    











Perfil

JO DIVULGAÇÕES,
BURITICUPU-MA:
jodivulgacoes@hotmail.com
(098)98114-8097

Facebook

PUBLICIDADE