A grande loja maçônica União e Fraternidade nº49 em Buriticupu-MA no Vale do Pindaré, realizou na noite deste sábado(28) uma solenidade de iniciação de 3 novos membros.


Ingressaram na Maçonaria, Evaldo de oliveira dos santos, Raimundo José da Conceição, Wermerson Mendes dos Santos,

A solenidade contou com a presença de maçons das Cidades de Bom Jesus das Selvas e Açailândia, convidados e amigos dos homenageados.

O ritual de iniciação é muito simples: 

O candidato preencheu a proposta e juntou os documentos necessários encaminhando à Potência Maçônica a qual pretende ingressar.
 Isso é feito através da Loja onde ele vai ser iniciado com a coordenação do maçom que o convidou (padrinho). 
Sendo sua proposta aceita pela Loja e pela Potência, o Grão Mestre emite o Placet de Iniciação e a data é marcada pela Loja.
 
Na data marcada, o candidato é buscado em sua residência por seu padrinho e deve estar vestido maçônicamente, conforme o rito da Loja que o receberá. 

Chegando a Loja, o candidato é vendado (Olhos cobertos por uma venda ou máscara) e é levado a uma pequena sala onde há frases e símbolos para meditação.

 Depois de algum tempo meditando, o candidato é levado ao interior da Loja onde é orientado sobre as obrigações que irá contrair caso persista em entrar para a Maçonaria. Se persistir, o candidato é interrogado sobre suas intensões na Ordem e sobre seus conceitos de família, virtude, vicio e outras questões. Após responder, o candidato é retirado da Loja e os maçons votam sobre seu ingresso ou não.

 Se aprovado, o candidato é informado da decisão da Loja, lhe é retirada a venda e ele presta seu compromisso formal.
 Após isso, recebe uma cópia do regulamento, o ritual e o avental que usará como aprendiz maçom. Feito isso, ele recebe as congratulações da Loja e a cerimônia é encerrada. Depois de tudo isso, vem a melhor parte: BANQUETE !!!
 
O QUE É A MAÇONARIA?

     A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.
POR QUE FILOSÓFICA?
     Porque trata da essência, efeitos e propriedades das causas naturais. Investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética.

POR QUE FILANTRÓPICA?

     Pelo fato de não visar o lucro pessoal de nenhum de seus membros ou de classe social. Suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem-estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça.

POR QUE PROGRESSISTA?

     É tida como progressista por partir do princípio da imortalidade e da crença em um princípio criador regular e infinito. Não se atendo a dogmas, prevenções e superstições. Reconhece como limite na busca da verdade apenas a razão com base na ciência.

QUAIS OS SEUS PRINCÍPIOS?

     Tem como princípios a LIBERDADE, a IGUALDADE, a FRATERNIDADE.

POR QUE?

     A liberdade refere-se à liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações.

     A igualdade refere-se aos direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou a nacionalidade.

     A fraternidade pelo fato de todos sermos filhos do mesmo Criador.

QUAL O SEU OBJETIVO?

     Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes.
COMO INGRESSAR NA MAÇONARIA?
     Entre outros os seguintes requisitos:
       - ter reputação ilibada.
       - exercer profissão ou atividade lícita que lhe assegure a subsistência própria e de sua família.
       - não ter processos criminais em curso.
       - nunca ter sido condenado por crime infame, a juízo da maçonaria.
       - estar quite com o serviço militar.
       - dispor de tempo para dedicar à instituição, principalmente, para freqüentar as reuniões.

     O interessado deve procurar um amigo, que saiba ser maçom, e solicitar-lhe que o proponha para ingressar na maçonaria. É preciso esclarecer que a recusa de encaminhamento de uma proposta não significa, necessariamente, demérito.

Exigência básica: 


     - ter sua vida particular examinada pela maçonaria, que não tolerará desvios de conduta.

Obrigações pecuniárias:
     - o candidato deverá dispor da quantia para atender às despesas de sua iniciação. Não há pagamento antecipado.
     - suas contribuições após a admissão variam de Loja para Loja, mas são sempre compatíveis com o nível social do maçom.
     - para as obras de caridade, contribuirá de forma especial, com quanto ditar a sua consciência. Tal contribuição é feita em caráter reservado.
     - os gastos sociais: com festas, jantares ou almoços de confraternização, possíveis excursões e outros, têm um custo razoável. O maçom pode abster-se de tais atividades.

Vantagens de ser maçom: 


     - a maçonaria não é uma sociedade de auxílio mútuo.
     - também não é um clube para se fazer negócios ou para angariar clientes. Evidentemente que as amizades entre os maçons acabam sendo fator de aproximação, o que não é exclusividade da maçonaria.
     - as vantagens de ser maçom, são inúmeras, mas não de ordem material, como muitos pensam. São de natureza moral, filosófica e espiritual.

A MAÇONARIA É RELIGIOSA?
     Sim, é religiosa por reconhecer a existência de um princípio criador, regulador, absoluto ao qual se dá o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.

ENTÃO A MAÇONARIA É UMA RELIGIÃO?


     Não. A maçonaria não é uma religião. Abrigando em seu seio todas as religiões não existe a necessidade de nenhum maçom renunciar à sua religião.

O QUE A MAÇONARIA COMBATE?
     A ignorância, o fanatismo, a superstição e os preconceitos. A intemperança, o vício, a discórdia e os privilégios.

E O SEGREDO MAÇÔNICO?
     Muitas vezes temos ouvido referências pouco elogiosas à maçonaria. Não blasfemes, não cometais injustiças com o que não podeis compreender. Esperai e lutai com denodo. O segredo deixará de o ser, para vós, muito mais cedo do que podeis calcular.

E O MAÇOM NA SOCIEDADE?


     O maçom perante a sociedade é um homem comum, com os mesmos deveres e direitos de qualquer cidadão.

PODE-SE SAIR DA MAÇONARIA?
     Sim. Qualquer um, após ter sido iniciado, pode tranquilamente deixar os quadros da maçonaria. É claro que ele não deixará de ser um "iniciado", já que iniciação não pode ser devolvida.

A MAÇONARIA É UNIVERSAL?
     Sim. Entretanto, não existe um PODER INTERNACIONAL que dirija a maçonaria. A maçonaria é uma instituição universal na mais ampla acepção da palavra e os maçons se reconhecem em qualquer parte.

E A JUVENTUDE NA MAÇONARIA?


     A média de idade dos membros da maçonaria é de mais ou menos 38 anos. Há muitos idosos.
A maçonaria cuida dos jovens através das organizações denominadas DeMolay e Filhas de Jó, existem também os "Lowtons" e as Ações Para-Maçônicas Juvenis (APJs).

A MULHER PODE INGRESSAR NA MAÇONARIA?
     Não. No sistema da Maçonaria Brasileira não de admite a iniciação de mulheres. Segundo as normas internacionais, bem antigas, de 1700, a admissão é reservada aos homens.

A MAÇONARIA É SECRETA?
     Não, pela simples razão de que sua existência é amplamente conhecida. O único segredo que existe só se conhece depois do ingresso em seus quadros.

O QUE É UMA LOJA?
     Denomina-se Loja o local onde os maçons se reúnem.

E AS FESTAS?
     Costuma-se chamar de Festa Branca aquela aberta ao público em geral. Existem, também, as Festas Cívicas. No Brasil, as datas cívicas são obrigatoriamente comemoradas pelas Lojas, que patrocinam debates e conferências sobre os vultos históricos do País, convidando, quase sempre, autoridades não-maçônicas a participarem de tais festividades.