A segunda fase do Projeto Casa Saudável  na Vila Pindaré em Buriticupu inicia-se com a  oficina do Banheiro seco compostável.

Ao longo desses meses de implementação o projeto tem promovido experiências que valorizam os saberes da comunidade, tem buscado incentivar e divulgar o uso de tecnologias socioambientais, cujo objetivo principal é o de fomentar uma outra relação com o lugar  onde vivemos - mais harmônica e integrativa.

Já é possível perceber que a  comunidade está  impactada positivamente pela construção das caixas e, isso se evidencia no interesse e na curiosidade  pelo Banheiro, que com certeza, focaliza  o maior problema social da Vila Pindaré:
 - Oitenta  por cento dos  quintais não tem  banheiro. As pessoas, principalmente as crianças, convivem  com dejetos a céu aberto ou enterrados no quintal sem nenhum cuidado, dividindo espaço com animais e cisternas/poços que abastecem a casa.

Iniciamos  nossa primeira oficina de banheiro no dia  24 de março. 25 pessoas se inscreveram para aprender a construir o banheiro, sendo oito mulheres e a grande maioria do grupo jovem. Outra observação é que a maioria dos inscritos recebeu a caixa e faz parte do projeto, apenas 3 não receberam.
Dessa turma selecionaremos a equipe que assumirá a replicação dos banheiros na comunidade.

A oficina é pratica e ao mesmo tempo que experimentamos o modelo ideal para a Vila, construiremos os primeiros banheiros.

A rua escolhida foi a Planalto, onde tem casa próximas - todas já com caixa dágua,  A primeira casa é  a de Dona Luísa, o critério foi o interesse em ser o primeiro e as condições favoráveis do quintal, com espaço bastante para receber muitos aprendizes.

Escolhemos trabalhar na construção de um banheiro seco, buscando agregar num mesmo sistema diversas perspectivas ambientalmente justas e inteligentes.

O banheiro Consiste em um sistema com duas câmaras, acima do nível do solo, voltada para a face norte (face do sol). O processo de utilização é muito simples: a   decomposição se dá com altas temperaturas (entre 37°C e 70°C),  e a partir do acréscimo de uma pequena porção/ medida de  serragem ( sempre que for utilizado) para o processo de compostagem. 

Após 6 meses substitui-se a câmara que ficará por mais 6 meses ao sol, só então poderá ser aberta e o  material utilizado como adubo.


Na estrutura do banheiro seco utilizaremos algumas técnicas de Bioconstrução como a Taipa, já de domínio da comunidade, porem com tecnologias mais elaboradas que garantirão melhor estética e mais durabilidade

O modelo trabalhado na oficina apresenta como vantagens a não utilização de água, fácil execução e manutenção, sem odores, não polui e não apresenta riscos a saúde,  evitando o lançamento de dejetos na quintal, como a maioria das pessoas fazem. Além do que auxiliará na produção de composto orgânico para nossos cultivos.
Através do banheiro seco, é possível ainda ensinar o método cíclico da natureza, onde nenhum recurso pode ser  desperdiçado.

OBS:

O  Projeto Casa Saudável é  uma parceria entre a Fundação Vale, o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD, Secretária de Estado de Saúde do Maranhão e a Prefeitura Municipal de Buriticupu. Teve início em agosto de 2013 e acontece na Vila Pindaré – comunidade assentamento do município de Buriticupu.